Por que a compaixão é tão importante
Vivemos em um mundo tão movimentado. Em todos os lugares que você vai, você ouve falar sobre ser mais, fazer mais ou comprar mais. Com todos da família indo para a escola ou trabalhando, “ocupado” é o novo normal. O autocuidado cai no esquecimento, passar tempo com os outros é mínimo na melhor das hipóteses e, o pior de tudo, a compaixão se torna um luxo e não uma necessidade.
Os Benefícios da Compaixão
A compaixão aumenta sua saúde e bem-estar. Há muitos benefícios em assumir a compaixão tanto para si mesmo e, igualmente importante, para os outros:
Para Você Mesmo
- Você se sente bem consigo mesmo.
- Você exala mais confiança.
- Você tem um comportamento mais suave e gentil.
- Você atrai mais pessoas, situações e experiências positivas em sua vida.
- Sua melhora na saúde traz mais energia, melhor sono e experiências de vida.
Para outros
- Você é uma contribuição para os outros quando demonstra compaixão.
- Você faz com que eles saibam que não estão sozinhos.
- Outras pessoas colhem os frutos de se sentirem relacionadas, compreendidas e cheias de esperança.
- Outros que são igualmente gentis e compassivos se aproximarão de você.
- Você se torna um modelo para os outros sobre como se tratar.
- Você se torna um modelo para os outros sobre como melhorar seus relacionamentos.
- Você cria uma onda de compaixão, que afeta positivamente muitas pessoas.
Como ser mais compassivo muda sua vida
Ser compassivo consigo mesmo como uma nova maneira de ser, traz melhorias para muitas áreas de sua vida. Quando você é compassivo consigo mesmo, você colhe os benefícios e as recompensas.
A Autocompaixão permite que você tenha a oportunidade de cuidar de suas próprias necessidades em ser gentil e gentil consigo mesmo quando você fica aquém. Como seres humanos, todos nós ficamos aquém. Às vezes não alcançamos nosso objetivo, às vezes as ações dos outros nos impactam negativamente. Erramos, esquecemos coisas, perdemos a calma, exageramos. Somos humanos. Entender este fato básico, nos permite ser gentis e compassivos e nos perguntar o que aprendemos com a experiência.
Ser compassivo com nós mesmos é um melhor uso da energia. Imagine o tempo e o trabalho necessários para alimentar uma mentalidade negativa em reação a um erro. Podemos, em vez disso, ter tempo para nos autocuidar. Autocompaixão e autocuidado nos trazem muitos benefícios. Podemos avançar mais rapidamente em vez de ruminar nossos erros. Podemos aprender, crescer e seguir em frente – a verdadeira definição da vida.
Mais importante, quando demonstramos compaixão, treinamos os outros a fazer o mesmo. Se batemos em nós mesmos, estamos basicamente dando permissão aos outros para fazer o mesmo. Quando demonstramos compaixão, modelamos como esperamos que os outros também nos tratem.
O Impacto da Compaixão em Seus Relacionamentos
Embora todos estejamos interessados em mudar e melhorar nossas vidas para melhor, o que dizer do impacto que a compaixão tem em nossos relacionamentos? Navegar pela vida significa assumir a responsabilidade por nossas ações. No entanto, também estamos navegando em muitas relações dentro da família, do trabalho e socialmente.
Mostrar compaixão nos oferece a oportunidade de fazer a diferença na vida de outra pessoa. As pessoas precisam saber que entendemos e que estamos lá para elas. Amar e apoiar os outros é o catalisador para ajudá-los a atravessar as dificuldades da vida. O que é melhor do que ser um fator que contribui para mudar o rumo da vida de outra pessoa? Agora isso é poderoso!
Quando oferecemos compaixão aos outros, nos sentimos bem conosco mesmos e fazemos a diferença para eles. É uma situação ganha/ganha.
Recomendo que leia este livro de Thupten Jinpa: Um Coração Sem Medo é um livro de leitura leve e que traz exercícios e um olhar mais compassivo para si e para os outros.